20.11.08

Don't Look Back

Comprei um DVD recentemente chamado "Don't Look Back". É um documentário feito pelo diretor americano D.A. Pennebaker em 1965. Registra o que seria a última turnê acústica de Bob Dylan na Inglaterra (e um prólogo da radical virada da sua carreira, marcada pelo clássico álbum Highway 61 Revisited). E se eu pudesse resumir o filme em uma palavra diria: foda!

Começando por Pennebaker: o cara é considerado uma lenda entre os documentaristas, um dos pioneiros do chamado "cinema direto". Desenvolvido a partir das inovações tecnológicas da época, que deram uma maior liberdade de movimentação à câmera, tinha como ideário a não-interveção ou, pelo menos, uma mínima intervenção do diretor durante as filmagens. Estratégia que hoje, quatro décadas depois, ainda é utilizada (e comercializada com pompa e circunstância) por diretores "da moda" como Fernando Meirelles, João Moreira Salles e cia.

No documentário encontro Bob Dylan em um dos principais momentos de sua carreira. Acompanhado na turnê por Joan Baez e alguns integrantes do Animals, vemos o artista, è época com 24 anos e somente 3 de carreira, já aclamado com um gênio musical e pulsando com uma energia devastadora!

Seja em sua verborragia sarcástica com os jornalistas, em seus momentos de concentração/distração/inspiração diante da máquina de escrever, ou mandando ver em cima do palco com seu violão e gaita indefectíveis, o que vi foi um artista em sua essência: uma torrente hiper-expressiva de idéas e atitudes, metralhando velhos conceitos e inspirando novas formas de ver e retratar o mundo. "Don't Look Back" produz, meio sem querer, tanto a desmistificação de um astro ascendente, revelando o seu egocentrismo, arrogância e distanciamento, quanto a sua (re)criação, dando-nos a chance de observar Bob Dylan em toda a sua inquietude, energia criadora, em sua incrível inteligência e poder persuasivo, tanto dentro quanto fora dos palcos. Características que o distinguem ainda hoje como um dos grandes nomes do rock atual e da música de todos os tempos.

"Don't Look Back" é um documentário clássico de um diretor clássico, sobre um artista genial em um momento único de sua carreira. Ou seja, imperdível!

2 comentários:

Anônimo disse...

pra mim, a tradução é essa. gostei muito de tuas considerações. agora sim!

Lekso disse...

É isso aí.