27.11.08

Brennand: Totem-Carne


Depois de três visitas e alguns dias para a necessária "absorção do impacto", ainda estou bastante impressionado com a exposição "Brennand: Uma Introdução" que aconteceu no Palácio das Artes até a semana passada. Tentei escrever sobre isso por várias vezes nesses dias, mas não tinha encontrado, até aqui, as palavras certas para explicar o poder daquelas obras. E mesmo depois de ter finalizado (desistido) (d)o texto, acho que fiquei muitíssimo aquém do meu intento.

Francisco Brennand é um artista plástico pernambucano. E, aos 81 anos, continua trabalhando em sua Oficina no bairro da Várzea em Recife, onde encontra-se também uma espécie de Museu, com mais de 1.700 peças de suas fabulosas esculturas em cerâmica.

Ao observar os desenhos, pinturas e esculturas de Brennand, entretanto, vejo um artista atemporal e que não se deixa limitar por fronteiras de orientação regionalista ou nacionalista. O mito é o seu alimento, seja ele clássico (como em Diana Caçadora), medieval (Joana D’arc), ou moderno (em Maria Antonieta). O artista colhe do trágico e do fantástico a sua carga monumental de beleza, moldando de forma surpreendente a união do sublime e do grotesco.


O que também chama a atenção em Brennand é o inegável caráter totêmico de suas esculturas. O sagrado assume-se sob formas fálicas e a sexualidade é remontada em seus primórdios: de rito, sacrifício e reprodução. O erotismo não cabe, pois a Civilização que o criou está perdida. Para Brennand, a condição do Homem, apesar de todas as suas aptidões e capacidades intelectuais, é de um fatalismo inescapável. E a fusão brutalidade/harmonia que resulta de suas espantosas obras é reflexo contudente do destino grandioso e terrível que vem sendo traçado por nós, Humanos, desde os tempos mais remotos até a nossa prevísivel e, no entender de Brennand, breve extinção.

Um comentário:

Lekso disse...

Fico me perguntando até que ponto se trata de uma comunicação consciente...